segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Biblioteca: Tesouro

Tesouro

Depois de sua canção de ninar, Lacey Sturm fez história mais uma vez, dessa vez com algo bem mais simples. Por vaidade, uma nobre de Erdyn resolveu fazer inveja às amigas de Yorunn e inovar em seu casamento. A maioria das cerimônias de casamento eram bem solenes e simples, com apenas os votos proferidos e a bênção das famílias dos noivos. As festas eram algo a parte, onde as pessoas bebiam e se divertiam da maneira mais comum para suas respectivas nações.
Mas esta nobre queria algo diferente. Ela queria que uma música especial fosse cantada para embalar a cerimônia, algo que comovesse aos convidados e traduzisse seu amor pelo noivo. Lacey então foi chamada para criar tal melodia e fazer sua performance na ocasião. O casamento foi adiado diversas vezes enquanto a barda tentava agradar a nobre, todos em polvorosa com a demora pela cerimônia e em vias de partir para suas casas.
Foi então que a música finalmente saiu. A nobre, que tinha uma boa noção de música e poesia, havia aprovado a música que a trovadora compôs do zero depois de tantas outras rejeitadas. Não se sabe de onde surgiu a inspiração, alguns na época até brincavam que talvez a barda tivesse conhecido encontrado seu próprio amor naquela corte. Mas a música era de fato muito bonita e cumpria com o novo objetivo de vida da barda, que era comover as pessoas.
Todos os convidados se impressionaram com a performance da barda e a bela música e a notícia correu rapidamente entre as nobrezas da região central de Cefteros. Sem qualquer pudor, outras nobres começaram a solicitar a presença de Lacey em seus próprios matrimônios, mas elas não queriam músicas novas. Elas queriam a música tocada em Erdyn. Então ficou famosa a música “Tesouro de Erdyn”, que depois foi resumida apenas à “Tesouro”, visto que mulheres de todos os lugares começaram a solicitar a música em suas cerimônias de união.
Outros bardos foram aprendendo a música e ela se tornou sinônimo de casamento. Hoje ela é comum mesmo nas cerimônias da plebe, arrancando suspiros e lágrimas das jovens que sonham com seu próprio matrimônio num futuro próximo. Lacey teve novamente um de seus trabalhos eternizados como patrimônio cultural de nosso mundo e por isso está mais uma vez presente neste códice.
Alguns bardos até mudavam uma ou outra parte da letra para agradar a cliente da ocasião, usando outros tipos de exaltação e as vezes até a menção dos noivos. O mais comum é que a canção seja entoada por uma trovadora, mas homens as vezes recebem o mesmo encargo, seja por falta de opção ou por descaso. O que não se pode negar é que a música hoje virou uma tradição na união das pessoas de todo o continente e mesmo nas cerimônias realizadas em templos ela acabou se tornando algo frequente, o que na época era impensável.

Tesouro
Lacey Sturm

Posso te contar uma história?
Enquanto dançamos até que o Sol comece a sangrar
Música das músicas, o amor está chamando
Filha, acorde de seu sono

Refinada
Vou me tornar o tesouro mais brilhante e precioso
Serei apreciada por todo o mundo

Carregando o presente de um novo coração
Paciência em chamas, estou lentamente queimando

Refinado
Vou me tornar o tesouro mais brilhante e precioso
Serei apreciada por todo o mundo

Estou com medo e em choque
Estou apaixonada e entregue
Estou reservada com essas palavras

Posso te contar uma história?
Enquanto dançamos até que o Sol comece a sangrar
As árvores se alegram com o vento aqui
Testemunhem, deuses!

Essa noite me tornei o tesouro mais brilhante e precioso
Sou apreciada por todo o mundo
Apenas olhe o que ele fez
Como ele estabeleceu sua vida
Leve essa vida
Oh, tesouro mais brilhante e precioso
Essa noite me tornei o tesouro mais brilhante e precioso
Sou apreciada por todo o mundo

- “Cantigas Populares”, Amberlle Eällas
  
Música: “Treasure”
Álbum: "Memento Mori", Flyleaf (2009)
Compositores: Sameer Bhattacharya, James Culpepper, Jared Hartmann, Kirk P. Seals e Lacey Sturm
Não detenho quaisquer direitos sobre a música.



Um comentário: